Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Acidentes Musicais



Da forma que vimos, cada reta e cada intervalo da pauta musical equivale a uma das 7 notas da escala natural. Para anotar notas modificadas por acidentes tais como o sustenido e até mesmo bemol, temos que aumentar o elemento do acidente à esquerda da nota. Isto é essencial para que, no momento em que você bater o olho na melodia, o músico perceba o acidente antes de observar a nota, impedindo desta maneira, de perceber o acidente apenas depois de a nota natural ter sido executada.

No momento em modificamos desta maneira uma nota na pauta musical, com um acidente, ela vai ficar alterada indo até o final do compasso (marcado pela reta vertical). Se no compasso que vem depois desejarmos que a nota seja tocada novamente com o exato acidente, temos que escrever o acidente outra vez. Entretanto não há necessidade de escrever o mesmo acidente 2 vezes no exato compasso e na exata nota.

Tirando os sustenidos e também os bemóis, tem um proximo elemento bastante utilizado: é o bequadro. O bequadro tem a finalidade de liquidar outros acidentes. No entanto, se utilizamos um sustenido por a título de exemplo. em uma nota exclusiva e logo após neste mesmo compasso, necessitamos desta exata nota com seu timbre natural, temos que posicionar o bequadro à sua esquerda a fim de indicar que tal nota retorne a ser natural.

A clave de Sol é, em termos gerais, a clave melhor utilizada na notação de partituras. Sua maneira é fácil, entretanto, as precedente tentativas de desenhá-la podem ser um tanto complexas. Na pauta musical a seguir temos um modelo e após o intervalo pra você praticar o traçado da Clave de Sol. Busque iniciar o desenho a partir da segunda reta da pauta musical, e tente repetir o exato traçado em toda divisão da pauta musical,

A seguir, anote nas pautas inferior a Escala Maior Natural em todas a tonalidade recomendada. Escreva uma nota a toda e cada divisão da pauta musical, Lembre-se que cada tonalidade tem acidentes únicos (sustenidos e até mesmo bemóis) afim de que que a sistematização de intervalos dentre os graus da Escala Maior Natural permaneça preservada de acordo com o modelo de tons e semi-tons: T – T – st – T – T – T – st . E nunca se esqueça também que os acidentes são escritos sempre à esquerda da nota musical. Se possuir incerteza consulte a apostila do curso a respeito das  Escala Maior Natural.